10 dicas para aumentar a imunidade do seu corpo

Para você manter a sua imunidade alta, trouxemos 10 dicas para você cuidar dela, não vai ser nada do tipo tome   esse comprimido mágico ou alguma solução, vamos enumerar de 1 a 10, para você entender bem e   seguindo todas essas recomendações a sua chance vai ser maior de cuidar da saúde, do sistema de defesa.

Afinal, imunidade nada mais é do que o nosso sistema de defesa para a produção de anticorpos e células de defesa para combater vírus, bactérias, fungos ou qualquer micro-organismo que o corpo julgue que é nocivo e que pode ser perigoso para a nossa saúde.

Cuidar do sono é primordial

1 –  O sono é muito importante para manter o nosso sistema imune, dormir de 6 a 8 horas por dia é o recomendável. Tentar manter essa regularidade é de extrema importância para a imunidade. Uma outra noite mal dormida de forma bem esporádica não irá afetar sua saúde, até porque isso é bem normal de acontecer com qualquer pessoa. Mas durma pelo menos 6 horas por dia e estará ajudando e muito a sua imunidade.

Mantenha os exames de rotina sempre atualizados

2 – Sabemos da importância de fazer exames de rotina. Consultar um médico mesmo sem sentir nenhum sintoma, porque tem muitas doenças que prejudicam a imunidade e que no início elas são assintomáticos, então é fundamental você consultar com o médico para fazer uma bateria de exames para verificar as doenças. Por exemplo, diabetes.

O diabetes prejudica a imunidade porque as células não conseguem reconhecer, ou seja, não tem uma efetividade, elas estão presentes, mas não são efetivas para combater as infecções, principalmente quando a glicose está bem alta e lembrando que diabetes pode não ter sintomas também em alguns tipos de leucemia que prejudica os glóbulos brancos, o hipertireoidismo e o hipotireoidismo quando está muito descompensado pode fazer operações também que prejudicam as células de defesa, parasitoses vários tipos de doenças, é necessário a rotina de verificação com exames periódicos para você controlar isso. É aquela frase tão batida e conhecida de todos, é melhor prevenir do que remediar.

3 –  Atividade física! Praticar exercícios pelo menos de 200 a 250 minutos por semana é o ideal. Isso fracionado ao longo da semana. Pode parecer difícil, mas sua imunidade irá agradecer bastante se conseguir alcançar e manter esse hábito. Essa prática é fundamental para aumentar a sua capacidade cardiopulmonar.

Beba de 2 a 3 litros de água todos os dias

4 – Hidratação. O consumo de água deve ser de pelo menos dois litros por dia. Isso vai variar dependendo do peso e da idade da pessoa. Mas manter-se hidratado é fundamental também para o corpo. A imunidade agradece.

beba de 2 a 3 litros de água por dia

5 – Em relação a vitamina D, você precisa de uma exposição solar de pelo menos 15 a 20 minutos diários.  Então mantendo aí esse tempo de sol sem filtro solar, você consegue ter quantidade suficiente para a produção de vitamina D.

6 – Em relação ao tratamento de doenças pré-existentes, você deve manter sempre o tratamento, isso faz com que você consiga manter a sua imunidade normal e funcionando de maneira adequada.

7 – Controlar o peso é de fundamental importância. A obesidade é bastante prejudicial para o nosso sistema de defesa. Atualmente está inserida nos grupos de risco para o coronavírus.

A obesidade de forma isolada entra como fator de risco porque a gordura produz uma inflamação crônica no corpo que prejudica nossas células de defesa e pode prejudicar bastante a nossa imunidade. Diminuindo esse tecido gorduroso adiposo, a imunidade voltar a se fortalecer.

Evite ao máximo o fumo e as bebidas alcóolicas

diga não ao tabagismo

8 – Esse não poderia de forma nenhuma ficar de fora dessa lista. Fumar ou beber não contribui em nada para o nosso sistema imunológico, ou seja, evite e aumente a sua imunidade.

9 – Alimentação saudável é muito importante. Evite, sempre que possível, alimentos industrializados. Dê preferência às frutas e vegetais. Evite ao máximo o açúcar refinado. Isso é melhor do que qualquer suplemento. Tenha uma alimentação saudável baseada em frutas e vegetais.

10 – Por fim, uma prática que é bastante prejudicial à imunidade é a automedicação. Nunca se automedique, até porque várias dessas medicações podem atrapalhar bastante a sua imunidade, então evite realizar a automedicação.

Faça o esforço de seguir essas 10 dicas e o seu corpo vai estar apto para combater a maioria das infecções. Essas foram as nossas 10 dicas de como aumentar a imunidade do seu corpo.

Quantas dessas já fazem parte do seu dia-a-dia? Tem alguma dica pra acrescentar pra gente? Participe nos comentários.

Parabéns! você ganhou acesso a várias receitas que vão te ajudar a emagrecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *