Benefícios do abacate com receitas e dicas

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar um pouquinho sobre o abacate e os seus benefícios. O abacate é uma super fruta, tem diversos benefícios bem interessantes e trouxemos nesse post alguns deles e se realmente será que eles são tão bons assim a ponto de compensar consumir o abacate?

Fica aquela dúvida, mas será que o abacate engorda? Então, vamos tirar as dúvidas de uma vez e também aprender como você pode introduzir o abacate de formas diferentes na sua alimentação. Bom, a gente sabe que as frutas em geral são alimentos bastante saudáveis, sempre tem esse consenso de que fruta faz muito bem, e normalmente as frutas são ricas principalmente em carboidratos. Mas esse não é o caso do abacate. O abacate é uma fruta atípica, bastante rica em gordura, e por esse motivo, algumas pessoas que querem emagrecer, principalmente antigamente tinha esse conceito de que se você está em uma dieta de emagrecimento, você tem que eliminar o abacate da sua vida. Só que, na verdade, isso é um grande erro.

Jamais deixe de consumir abacate!

É um grande erro você retirar o abacate da sua alimentação se você está buscando emagrecer, porque as gorduras do abacate são muito saudáveis e a fruta pode ser uma boa arma para te ajudar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, um abacate pequeno, com mais ou menos 150 gramas de polpa, tem 240 calorias. Então ele é uma fruta bem calórica, e dessas 240 calorias, em média, há 22 gramas de gordura, 13 gramas de carboidrato, 3 gramas de proteína, só que desses 13 gramas de carboidrato que ele tem, 10 são de fibra. A quantidade de fibra é impressionante. Então, a gente normalmente desconta a quantidade de fibra, para ter o carboidrato líquido.

A quantidade líquida de carboidrato que tem efetivamente no alimento. Então, se você tem 13 gramas de carboidrato no abacate, com 10 gramas de fibra, a gente vai descontar, então realmente de carboidrato líquido do abacate tem só 3 gramas. E na verdade quando falamos carboidrato líquido não é que o carboidrato esteja em forma líquida. É aquela coisa da matemática, do bruto e do líquido.

Por exemplo, você ganha o seu salário, você tem o salário bruto e aí desconta os impostos, tem o salário líquido. Então é como se fosse assim: você tem o carboidrato bruto, que são os 13 gramas, descontando os 10 de fibra, tem os 3 gramas que é o carboidrato líquido, que seria o carboidrato que de fato vai ser utilizado. Você pode estar um pouco preocupado com a quantidade de gordura presente no abacate, né, 22 gramas em uma porção de 150 gramas de alimentos, realmente pode parecer um absurdo. Mas, não se preocupe porque a maioria dessas gorduras são uma gordura monoinsaturada, que é excelente para o seu coração. E principalmente ácido oleico, e o restante é poliinsaturado que também é excelente.

Vitaminas, vitaminas e mais vitaminas!

Então, a qualidade da gordura do abacate é sensacional, não tem problema nenhum você consumir. E além disso, além dessa quantidade super grande de gordura boa, saudável, e uma quantidade super expressiva de fibra, a quantidade de fibra que você tem no abacate corresponde a quase 40% do que você tem que consumir no dia inteiro. Então, naquele pequeno alimento, em 150 gramas você tem um super potente alimento que vai te dar uma saciedade absurda. Então, se você está buscando emagrecer, às vezes consumir um pouco de abacate no lanche da tarde, te deixa saciado(a) por várias e várias horas, sem pensar em comer besteira, guloseima, e aí você consegue chegar no seu objetivo.

Bom, e a título de curiosidade, que achamos que é sempre importante saber, o abacate ele não tem só carboidrato, proteína, gordura e fibra, ele tem diversos outros nutrientes. Ele é super rico em vitaminas e minerais do complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina A, além de cobre, magnésio, manganês, fósforo, potássio e zinco. Então você vê que, não só ele é bom para sua glicemia, bom para você emagrecer, mas também para sua saúde como um todo.

Bom, além disso o abacate, aquela frutinha que a gente sempre viu lá e achou que era uma frutinha qualquer, tem dois super poderes: primeiro, que ele ajuda a combater o colesterol alto e prevenir doenças cardiovasculares, e a proteger o seu coração. Porque ele tem uma substância chamada fitosterol, e os fitoesteróis ajudam a regular quantidade de colesterol e triglicerídeos que circulam no seu sangue, dá uma limpada no sangue, e com isso eles protegem o sistema cardiovascular, e ajudam realmente quem já tem algum problema cardíaco ou quem está querendo prevenir.

Um grande aliado do trânsito intestinal

Além disso, ele é super lotado de antioxidantes carotenóides. Então, os antioxidantes em geral, eles ajudam a diminuir os danos oxidativos. Consequentemente, eles ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de várias doenças degenerativas também. Bom, o outro super benefício do abacate é que ele ajuda a regular o trânsito intestinal. Tanto pela quantidade de fibra que ele tem, que é uma quantidade super grande, quanto pela quantidade de gordura que também está presente. Vocês sabem que quanto mais fibra a gente consome, mais amolecidas as fezes ficam.

Porque a gente consegue atrair mais água, que se liga a essas fibras para amolecer as fezes e favorecer o trânsito. E a gordura também, da mesma forma, só que a gordura não precisa atrair água, ela mesmo já consegue amolecer as fezes e facilitar a evacuação. Então, para quem tem problema de constipação crônica, o abacate é um santo remédio. E além disso, também pelas fibras, ele ajuda muito a emagrecer, e pela gordura também, pela questão da saciedade que já falamos antes para você.

Então, o abacate é super importante também para inibir o apetite. Não é que ele vá definitivamente inibir o apetite, mas ele vai aumentar bastante a sua saciedade depois que você consumir, e esse é um outro benefício
super importante dessa fruta.

O abacate também ajuda a reduzir o estresse. E quando falamos estresse não é o seu estresse mental, de ficar estressado, mas é o estresse fisiológico mesmo. O abacate ele tem uma substância chamada glutationa, que ela é contra reguladora, ela ajuda a diminuir os níveis do cortisol, que é o que a gente chama de hormônio do estresse. O cortisol, quando em grande quantidade, tem a capacidade de desregular o nosso organismo, fazendo com que você consuma massa magra e acumule gordura.

Mas, de qualquer forma quando a gente consegue abaixar os níveis de cortisol, conseguimos aumentar mais a nossa produção e acúmulo de massa magra, tecido muscular, e diminuir o acúmulo de gordura, e por isso o abacate ajuda bastante nesse sentido também.

Agora aquela dica de ouro, se você consome abacate pensando nos benefícios, principalmente dos fitonutrientes que falamos, é bem importante que você tente consumir a polpa mais próxima da casca possível, porque na verdade, os fitonutrientes estão sempre mais concentrados, neste caso do abacate, na casca e no caroço. Então como é que você vai fazer para conseguir? Não dá para comer a casca do abacate. Você faz um “X” na na parte de trás dele e descasca como se fosse uma banana.

Porque aí você vai ver que quando você descascar, a parte verde escura vai estar aparecendo bastante. E é essa parte que é lotada de fitonutrientes que a gente quer consumir para ter todos esses benefícios.

Vamos às formas de colocar o abacate no nosso dia a dia. A forma mais básica e conhecida por aqui, é usando o abacate como uma preparação doce. Tem gente que abre abacate, e simplesmente joga açúcar em cima. Tem gente que bate com leite condensado e faz um creme de abacate. Se você não está preocupado com seu peso, é uma opção deliciosas, apesar de não muito saudável porque o açúcar não vai trazer nada de benefício para você. Só vai trazer caloria vazia, enfim, não é nada interessante essa abordagem para perder peso.

Consumindo abacate pela manhã

Mas se você estiver buscando consumir o abacate como uma forma mais adocicada, é só colocar um pouquinho de canela e comer, ou fazer uma vitamina pela manhã. Basta um pedaço de abacate, mais ou menos um quarto da fruta, meio copo de leite de coco com um pouquinho de canela, bater, pode ser colocado um pouco d’água, porque o abacate e o leite de coco são mais grossinhos, a água vai ser para soltar, ficar mais fluido para beber, e é isso, é uma vitamina maravilhosa que você aguenta boa parte da manhã sem fome nenhuma e com todos os benefícios do abacate.

Agora se você for pensar na preparação salgada, que é muito usada em diversos países, você terá bem mais opções na cozinha. Todo mundo sempre pensa nos mexicanos, da guacamole que eles fazem como se fosse um molho vinagrete, com cebola, tomate, misturam isso com abacate, com coentro, com salsinha, fica super gostoso mas é um sabor muito marcante.

De qualquer forma você pode sempre picar o abacate, misturar ao ovo, você pode picar o abacate e misturar a uma salada, e também isso é bem low carb. Então para quem faz low carb é uma alternativa bem interessante de você conseguir ficar ainda mais saciado. Você pode fazer maionese de abacate, tem várias receitas super fáceis para você não usar aquela maionese tradicional. Enfim, tem muitas receitas salgadas que você pode usar o abacate, por exemplo, você pode fazer mousse de abacate salgado.

Uma ótima dica para quem é hardgainer

É só você usar a criatividade e tentar substituir as gorduras ruins pelo abacate, que você vai conseguir ter ótimos resultados. Outra coisa: para quem busca às vezes ganhar massa muscular, mas tem dificuldade, que é o que a gente chama de hardgainer, são aquelas pessoas que malham, malham, comem, comem, mas a necessidade energética deles é muito alta e às vezes fica buscando onde conseguir arrumar alimentos saudáveis para introduzir à dieta, para ganhar peso de forma saudável. O abacate pode ser uma ótima opção.

Se você que é hardgainer, faça aquela vitamina com 4, 5 bananas, 1 maçã, mamão e leite para conseguir ter um aporte calórico bom, você pode fazer, por exemplo, uma vitamina com 1 banana, com 1 abacate, porque aí você vai diminuir o índice glicêmico, vai lentificar a absorção desse carboidrato e vai conseguir ter um resultado melhor.

E também, da mesma forma, para quem vai emagrecer. Só que aí, você tem que dosar a quantidade de fruta que você vai usar, para você conseguir essa vitamina num valor calórico aceitável para quem quer emagrecer. Voltando para a parte dos doces, existem outras opções também que você pode fazer, por exemplo, picolé de abacate ou sorvete de abacate para o verão.

Enfim, você prefere consumir o abacate em receitas salgadas ou doces? Fala aí pra gente nos comentários. E se tiver aquela receita especial, compartilha com a gente. Vamos adorar a sua participação.

Parabéns! você ganhou acesso a várias receitas que vão te ajudar a emagrecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *