Curiosidades sobre vegetarianismo e veganismo

Muito se fala sobre veganismo e vegetarianismo. A principal diferença entre os dois é que os veganos não consomem nada que seja de origem animal na sua alimentação ou no uso de outros produtos, como nos artigos de limpeza, higiene, vestuário ou remédio. Enquanto que o vegetariano não consome peixe, carnes ou aves e consome os produtos que são de origem animal.

Características de vegetariano e de vegano

Além do que dissemos acima, um vegetariano é caracterizado por excluir carne, aves e frutos do mar de sua alimentação. Alguns também excluem laticínios e ovos. Já o vegano é adepto de uma forma mais radical, mas que pode ser considerada como um estilo de vida, buscando excluir todas as formas que estão relacionadas em uma exploração ou crueldade de animais.

Os veganos não consomem nenhum tipo de carne e ainda dá um passo adiante, por também eliminarem todos os alimentos que são de origem animal em sua dieta, o que pode incluir o leite, o mel e os ovos. As dietas  vegetarianas já existem desde o ano de 700 a.C, por razões de saúde, ambientalismo e de religião. No veganismo, a sua motivação é principalmente ética.

Receita para uma dieta para quem é vegano

Para o café da manhã consuma torradas com tomates fritos e champignon, e para essa receita, você deverá grelhar as fatias de tomate no azeite, refogar os cogumelos frescos e servir com as torradas, com um tempero de sua preferência. No almoço vegano, faça um macarrão com espinafre, com um molho branco de aveia. O lanche pode ser um biscoito salgado e o jantar é com um peixe vegano, com batatas assadas.

Receita para uma dieta vegetariana

Nesse cardápio, deverá ser cortado de vez o consumo de carne, de frango, de porco e até dos peixes, de uma maneira radical, para que possa ter um emagrecimento saudável, já que as proteínas desses alimentos possuem altas doses de gordura e ainda possuem também outros aditivos, que podem prejudicar a saúde das pessoas.

O café da manhã pode ser com uma vitamina de banana, aveia e linhaça, que deverão ser batidos com leite ou iogurte natural, com pão e torrada integral com queijo branco e uma maçã. No almoço vegetariano, faça cogumelos ao molho shoyo. Os ingredientes são 150g de shitake, 150g de shimeji, 100 ml de água, 1 xícara das de chá de salsão picado, 1 colher das de chá de molho shoyo, 2 colheres das de chá de amido de milho.

Completando os ingredientes com 2 colheres das de sopa de saquê, que pode ser opcional, pimenta calabresa e sal a gosto. Para fazer essa receita limpe e corte os cogumelos em pedaços pequenos, misture a água com o amido de milho e reserve. Aqueça um frigideira com o azeite de oliva, coloque os cogumelos e o salsão, acrescente a pimenta calabresa, o saquê e o molho shoyu. Refogue e misture com água e o amido de milho, mexendo bem até engrossar ou o molho ficar bem grosso.

Enfim, no jantar, consuma abacate assado com tomate e queijo, juntamente com sal e pimenta-do-reino ao seu gosto, no forno a 200Cº, retire a semente do abacate e temperando com sal e pimenta-do-reino ao seu gosto, adicionando o tomate e o queijo, para ser levado ao forno por quinze minutos.

Experimente uma dessas receitas deliciosas e depois volte aqui pra nos dizer como foi.

Parabéns! você ganhou acesso a várias receitas que vão te ajudar a emagrecer!

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