Dieta para gordura no fígado

Está com o fígado gordo? É bom ter bastante cuidado, mas tem tratamento e uma boa alimentação é fundamental. O fígado gordo geralmente não tem sintomas, o que acontece é que você descobre que tem fígado gordo no exame de rotina na maior parte das vezes. E nesse caso, o fígado pode não estar trabalhando como normalmente deveria e você provavelmente deve ter colesterol alto ou diabetes, ou tem excesso de peso e então tem alguma resistência à insulina e também pode ter triglicerídeos altos.

O que fazer se você tem gordura no fígado?

O diagnóstico do fígado gordo é confirmado depois de uma ultrassonografia e eventualmente uma biópsia do fígado. Então, se você tem o diagnóstico de fígado gordo não precisa entrar em desespero, o que acontece agora é o que deveria ter acontecido antes, você vai ter que fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras, pobre em gorduras, uma alimentação saudável, agora querendo ou não você vai ser uma pessoa saudável. Mas a dieta tem princípios muito simples: se você tem o colesterol alto, vai precisar baixar o colesterol. Você tem que pensar no seu fígado e fazer tudo para que ele tenha pouco trabalho daqui pra frente.

A dieta para o fígado gordo envolve basicamente a retirada de alimentos gordurosos como queijos amarelos, gordura da carne, e até mesmo a própria carne deve ser consumida em quantidades menores. Dê preferência aos peixes e coisas de fácil digestão.

A alimentação deve ser mais rica em fibras, dessa forma vai fazer com que você absorva menos gorduras, melhorando consideravelmente o funcionamento do intestino. Se você tem uma absorção menor de gordura o seu fígado tem que lidar menos com gordura. Por isso é muito importante uma alimentação mais rica em fibras, pobre em gorduras e bastante rica em água.

Fique longe desses alimentos

A dieta para tratar gordura no fígado envolve uma dieta com poucas calorias, principalmente em relação às gorduras. E, se você ingerir álcool, elimina-se o álcool e parte do problema já está resolvido. O que você não deve comer quando tem gordura no fígado: linguiça, salsicha, presunto, queijos principalmente os amarelos, maionese, manteiga, molhos de todos os tipos, embutidos de todos os gêneros, amendoim. Nenhuma gordura serve para você nesse momento. Você também deve reduzir muito o azeite.

Agora a parte boa! Sim, você não leu errado, vamos aos alimentos que você pode consumir. Você vai poder comer frutas, vai poder comer verduras na sua alimentação. Um exemplo de como pode ser a sua refeição: um arroz, um bifinho grelhado magrinho sem gordura, uma salada de alface, palmito e azeitona. Não só adultos podem ter fígado gordo, as crianças também. Então quanto mais cedo souber, melhor. É super importante sempre estar fazendo os exames de rotina.

Enfim, todo o cuidado com a saúde é pouco, até porque também existem os fatos genéticos que podem estar presentes na sua família sem até mesmo você ter conhecimento. Cuide sempre da sua saúde, ela agradece e a gente também por ter chegado até aqui. Cuide-se e até a próxima!

Parabéns! você ganhou acesso a várias receitas que vão te ajudar a emagrecer!