Dietas para diabéticos

A diabetes é uma doença metabólica que atinge a saúde de milhões de brasileiros. Ela pode ser muito traiçoeira e, por isso, é preciso ter alguns cuidados especiais com a alimentação.

Existem diferentes tipos de diabetes e a dieta pode variar de uma pessoa para outra. Assim, para obter um plano alimentar completo e eficiente, é preciso procurar por um médico qualificado. Ele irá ajudar estabelecer os níveis de glicemia e do colesterol, o peso ideal, a atividade física mais adequada e as preferências alimentares.

Mas, há certas recomendações que são comuns para todos.

Alimentação para dieta de diabetes

Integral

Os carboidratos complexos presentes no arroz, pães e massas são benéficos para diabéticos, pois, são digeridos de forma mais lenta e ajudam a soltar doses menores de glicose. Mas, a preferência deve ser sempre os integrais.

Frutas

Por mais que pareçam alimentos saudáveis, as frutas podem ser um problema para diabéticos. Quem tem diabetes deve consumir no máximo 4 porções de frutas por dia, porque, são compostas por carboidratos simples, como a glicose.

Sucos

É importante ter atenção com os sucos, pois, eles podem equivalentes as 3 porções de frutas que podem ser consumidas durante o dia. Assim, o ideal é consumir frutas ao natural, evitando os sucos nas refeições.

Leite desnatado

Os diabéticos devem dar preferência ao leite desnatado, pois ajuda a diminuir o consumo de gordura. Isso também vale para os seus derivados, como o iogurte.

Carne vermelha

Os cortes mais magros de carne vermelha são muito importantes para quem tem diabetes, pois, eles são ricos em micronutrientes, como ferro e vitamina B12. Os principais cortes para comprar são lagarto e alcatra.

Carne Branca

As carnes brancas são importantes, mas o tipo mais indicado são os peixes. Porém, eles devem ser consumidos em poucas quantidades devido ao alto valor calórico. Os melhores peixes são: trutas, salmão e sardinha.

Legumes e verduras

Os legumes e as verduras são muito importantes para a nutrição dos diabéticos. Esses alimentos são cheios de fibras, ricos em vitaminas e com diversos minerais antioxidantes.

Refeições

Em relação à quantidade de refeições, o recomendado é 3 por dia com pequenos lanches entre elas.

Parabéns! você ganhou acesso a várias receitas que vão te ajudar a emagrecer!

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