Evite esses 10 alimentos caso tenha Gastrite

Se existe uma coisa bem desconfortável é a gastrite. Caso você tenha esse diagnóstico, é bom se cuidar e evitar alguns alimentos. Pra facilitar essa tarefa, trouxemos para você uma lista com 10 alimentos a serem evitados por quem tem gastrite.
Então vamos começar já com a nossa lista. Pra começar, vamos falar de um dos piores inimigos, as gorduras ruins. Pra quem é fã dos concorridos fast-food, é importante demais ficar longe desses alimentos gordurosos.

A gordura não é nada boa para o intestino, ela consegue deixar mais lento todo o processo do trânsito intestinal. ou seja, ela faz com que alimento leve bem mais tempo para passar do estômago para o intestino, e consequentemente, do intestino para a corrente sanguínea. E para quem tem gastrite, isso é terrível, porque o alimento gorduroso vai ficando mais tempo por ali irritando a parede do estômago, gerando mais desconforto e prejudicando todo o processo de funcionamento do estômago. Evite ao máximo esses alimentos.

Caso tenha gastrite, fuja das frituras!

Partindo agora para os carboidratos refinados, por exemplo, açúcar, farinha branca, macarrão branco, pão branco, doce em geral. Tudo isso é fonte de gordura, mas o açúcar de uma maneira geral prejudica ainda mais o processo de inflamação do nosso organismo. Infelizmente você terá mais inflamação com o consumo desse alimento, e como a gastrite é uma inflamação, isso não irá ser nada bom para você.

E esse alimento parado por mais tempo, vai fazer com que com fique com mais dor no estômago. Então, se você sofre de gastrite, faça a opção pelos alimentos integrais, como macarrão integral, arroz integral, pão integral, as farinhas funcionais de coco, farinha de linhaça, farinha de amêndoa, são mais interessantes de serem consumidas, se você sofre de gastrite.

Outro grupo de alimentos que você deve evitar bastante são os condimentos em excesso. A mostarda, mesmo que o pó seja natural, pode irritar bastante o seu estômago. Curry, hortelã, menta, esses vão com certeza atacar também o seu estômago. Outra coisa que, para quem tem gastrite, deve evitar ao máximo, são aqueles  tabletes de tempero industrializados comprados prontos, porque todos eles, por terem muitos condimentos, podem prejudicar muito a saúde do seu estômago.

E também o alho e a cebola, para algumas pessoas que sofrem de gastrite, pimentão, tempero demais em excesso pode dar uma machucada maior no estômago. Então, se você está sofrendo com gastrite, tenha cuidado com o excesso de de todos esses alimentos.

Por falar em tempero, não tem como não falar da pimenta. A pimenta arde naturalmente. Quando você come, sente a boca ardendo, a mucosa da boca, a língua, quando você engole, você sente o quente da pimenta, imagina então o que ela não faz no seu estômago. Então, se seu estômago já está machucado, já tem uma irritação, uma inflamação, com certeza vai piorar bastante com esse alimento. Então, o ideal é que você evite o excesso ou até mesmo pare por completo de comer pimenta. Mas se você já sofre de gastrite, então o ideal é não consumir pimenta de jeito nenhum.

Boa dica para consumir Vitamina C

Outro grupo de alimentos que merece cuidado, se tem gastrite, são os alimentos ácidos. Sabemos que a vitamina C está muito relacionada a melhorar a questão da produção de colágeno e também melhorar a cicatrização. Mas todo o cuidado é pouco com as fontes muito ácidas, porque não precisamos exatamente tomar um suco de laranja ou limão para obter vitamina C.

Podemos obter em frutas como manga, mamão, ou no brócolis. E, para pessoas que sofrem de gastrite, terão bem menos sensibilidade dessa forma. Então, cuidado com os alimentos ácidos em excesso. Siga essas dicas para conseguir outras fontes de vitamina C sem agredir o seu estômago.

É muito interessante prestar todo o cuidado também com alimentos muito duros ou alimentos crus, porque podem prejudicar bastante a saúde de quem tem gastrite. Porque os alimentos crus e principalmente os mais fibrosos, mais duros, levam mais tempo para serem digeridos no estômago, assim como cenouras. Não precisa deixar de consumir, apenas dê preferência ao consumo desses alimentos de forma cozida. No caso de crise de gastrite, ainda é mais recomendável que consuma esses alimentos em forma de purê, pois terá a digestão bem mais facilitada.

bebida alcoólica

O sexto alimento não é um alimento, mas está aqui porque as pessoas ingerem, da mesma forma, é o álcool. O álcool tem uma capacidade muito grande de machucar a mucosa gástrica e do esôfago. Então, caso sofra de gastrite, bebida alcoólica está bastante contraindicada, até porque ela pode aumentar consideravelmente a possibilidade de refluxo gastroesofágico, que é quando o alimento retorno do estômago para o esôfago e vai em direção à boca, dando aquela sensação de amargo. Então, caso tenha gastrite não consuma bebida alcoólica.

Ainda no assunto das bebidas, é praticamente impossível não falar dos refrigerantes, porque são bastante ácidos, principalmente os de cola, esses possuem ainda mais acidez. Mas qualquer refrigerante agride muito a mucosa do estômago. Então, se você sofre de gastrite, tem que cortar urgentemente os refrigerantes. Evite também água com gás ou água tônica, infelizmente também agridem bastante e prejudicam os sintomas de gastrite.

Precisando de sugestão para chás? Então toma!

Um grupo de alimentos que merece o seu cuidado são os chás escuros e o café, porque a cafeína em excesso agride o estômago. Então, caso tenha gastrite, certamente já sentiu uma pontada de dor no estômago depois de tomar aquele tão querido cafezinho logo pela manhã. Então, mesmo sendo o café descafeinado pode dar dor de estômago para quem tem gastrite.

Então, fica a nossa sugestão pra quem sofre de gastrite e está querendo muito melhorar, substituam pelos chás claros, como o de camomila, erva-cidreira, erva doce, que não vão irritar o seu estômago e podem ser consumidos, durante o dia, quente ou frio, assim como desejar e ainda são amigos da digestão, ou seja, além de você não piorar seu quadro de gastrite, vai ter uma melhora do funcionamento do seu organismo.

Um outro grupo de alimentos para a gente ter muito cuidado, quando tem gastrite, são as carnes processadas. Que nada mais são do que salsicha, linguiça, salaminho, hambúrguer, tudo comprado pronto. Essas carnes processadas, mortadela, presunto, apresuntado, todas elas são uma bomba de gordura saturada, nitrito, nitrato, corante, conservante, e todos eles são alimentos com muita química. A grande quantidade de corantes, aditivos e conservantes certamente vão irritar bastante o seu estômago, piorando consequentemente o seu quadro da gastrite. Dê preferência a proteínas como carne, peixe e frango.

Uma outra coisa que não pode de forma nenhuma ficar fora dessa lista é o cigarro. Sabemos que não é um alimento, mas precisamos falar sobre ele. Então, caso você fume, já deve ter percebido que logo após fumar, você sente dor de estômago e uma maior acidez no esôfago. O cigarro vai certamente prejudicar bastante o processo inflamatório que já está no seu estômago.

A sugestão que podemos dar para quem fuma e tem gastrite é que procure profissionais da área de saúde para ajudar a largar o cigarro o quanto antes. O cigarro infelizmente não fará mal somente a sua gastrite, como também a sua saúde como um todo. Mas com a ajuda dos profissionais certos, você conseguirá se ver livre desse mal.

Então é isso, gente. Nossa intenção aqui com essa lista foi de ajudar quem tem gastrite a se mandar bem longe desses alimentos e ter uma boa qualidade de vida, alimentando-se melhor, ou seja, colocando em prática a alimentação saudável no seu dia-a-dia.

Pra finalizar, ajude a divulgar ainda mais essas informações úteis compartilhando nos seus grupos e com seus amigos. Afinal, queremos ver todos nossos queridos amigos e familiares sempre bem de saúde. Obrigado por ter chegado até aqui! Até o próximo artigo.

Parabéns! você ganhou acesso a várias receitas que vão te ajudar a emagrecer!